segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resenha - Trilogia Shiver - Os Lobos de Mercy Falls (Maggie Stiefvater)

Em julho deste ano comecei a ter vontade de ler livros em inglês e não sabia por onde começar por nunca ter lido em inglês antes, então comecei a procurar indicações e vi bastante gente comentando de Shiver.

A princípio tive vontade de comprar os livros em português (Calafrio; Espera; e Sempre), mas as edições não combinam e são difíceis de encontrar, então juntei esse problema com a minha vontade de começar a ler em inglês e comprei o box com os três livros da trilogia pela amazon!






Os livros chegaram em apenas uma semana em perfeito estado e as edições são mais bonitas do que eu esperava!

Acabou que eu acumulei muitos livros não lidos e só consegui ler a trilogia no início do mês passado (novembro).
Prefiro escrever resenhas assim que termino a leitura por lembrar melhor de tudo, mas achei legal iniciar o blog com esta resenha por ser minha primeira leitura em inglês e não ter passado tanto tempo assim desde que finalizei a trilogia.

Lembrando que eu NÃO vou contar spoiler, então fiquem tranquilos! Vou dar minha opinião sem entrar em detalhes sobre nada que aconteceu que possa estragar a leitura de vocês :)

Shiver - Livro 01


Avaliação: ✰✰✰✰ (4/5)

O livro conta a história de Grace, uma garota de 17 anos que foi atacada pelos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa quando ainda era criança. Grace é atraída por um lobo em particular desde o incidente e todo ano espera ansiosamente pelo inverno para que possa apreciar sua presença.

Após um evento que ocorre no início do livro, Grace descobre que na verdade existe muito por trás do lobo com o qual ela sempre sentiu tanta afinidade: ele não é exatamente um lobo, se transforma em humano de acordo com a temperatura.

A partir daí a história se desenvolve com muitos mistérios e romance. Admito que o livro seria melhor pra mim se focasse mais nos mistérios e na história dos lobos, mas o foco principal desta trilogia é o romance.

O mais interessante é o motivo da mudança de forma dos lobisomens a partir da temperatura. Durante o inverno eles se tornam lobos e no verão, humanos. Nunca havia visto nada parecido e isso me cativou bastante <3

O primeiro livro é bastante intrigante e te prende até o final com várias dúvidas e curiosidades sobre o que aconteceria em seguida!

Alguns aspectos do final aconteceram como esperado e foram bem previsíveis (ao menos para mim), mas outros aspectos me surpreenderam e no geral achei tudo muito bom!

O nível de inglês foi ótimo pra mim, não achei a linguagem nem um pouco complicada, fluiu perfeitamente bem. No início tudo era meio estranho por nunca ter lido nada em outra língua, mas depois de passar de 1/3 do livro a leitura se tornou normal e às vezes eu nem percebia que estava lendo em inglês. Indico para quem quer começar e não sabe que livro escolher :)

Linger - Livro 02


Avaliação: ✰✰✰✰✰ (5/5)

Não posso falar muito sobre a história de Linger para não contar spoiler sobre o primeiro livro, mas vou comentar de maneira geral o que achei de tudo!

O início deste segundo livro deixou um pouco a desejar, na minha opinião, por não explicar detalhadamente algumas coisas que aconteceram no final do primeiro e que eu esperava que fossem explicadas em seguida...

Tirando isto, o livro foi maravilhoso, eu adorei do início ao fim. Mal conseguia parar de ler, estava sempre ansiosa pra entender e descobrir mais sobre o que estava acontecendo e acabava lendo "só mais um capítulo".

O final foi demais, muita coisa aconteceu em pouco tempo e a leitura voou! Li as últimas 100 páginas sem ver o tempo passar.

Eu não gosto de livros que deixam pontas soltas ou acontecimentos sem explicações, acho que foi por isso que gostei tanto do final deste livro! Você entende muita coisa que era um completo mistério até o momento e achei tudo muito inesperado, não imaginava nada do que realmente aconteceu.

Foi o melhor livro da trilogia na minha opinião, principalmente na parte final <3

Forever - Livro 03


Avaliação: ✰✰✰ (3/5)

O terceiro livro veio cheio de expectativas depois de ter acabado de ler o primeiro e o segundo e acabei me decepcionando bastante.

Talvez eu estivesse um pouco cansada da mesma história por ter lido os três livros seguidos. Normalmente costumo intercalar séries com outras leituras, mas essa trilogia me deixou bem curiosa até o final do segundo e acabei lendo tudo de uma vez só.

De qualquer forma, achei o terceiro livro muito cansativo... Tive a sensação o tempo inteiro de que o livro não andava, não acontecia nada surpreendente ou revelador e eu achei tudo bem arrastado.
Esperava várias respostas mas na verdade não encontrei todas.

O final foi acelerado devido a uma série de acontecimentos, mas ainda assim não chegou aos pés de Linger, na minha opinião. Gostei de alguns aspectos do final da trilogia, mas de forma geral fiquei decepcionada. Não com a trilogia em si, mas com o terceiro livro.

OPINIÃO GERAL

Super recomendo esta série pra quem gosta de romances sobrenaturais. Como já disse no início, os livros são bem melosos e muito voltados pro romance, então se não gosta de histórias desse tipo, acredito que não vá gostar.

Apesar da minha opinião sobre o terceiro livro, gostei bastante da série, não me arrependo de modo algum!

Pra quem tá começando a ler em inglês eu acho uma ótima série pra ler também. Me sinto mais confiante pra pegar um livro mais denso ou longo em inglês depois de ter passado por essa trilogia!

Já vi em alguns lugares também que a autora publicou um quarto livro, chamado Sinner, não exatamente uma continuação da série, acredito que seja mais como um extra. Não procurei saber muito a respeito, mas pelo pouco que li acho que é uma história contada pelo Cole (personagem inserido na história no segundo livro).

Talvez em 2015 eu leia Sinner e venha aqui contar pra vocês o que achei :)

De qualquer jeito espero que vocês tenham gostado! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário