domingo, 18 de janeiro de 2015

Resenha - Nosferatu (Joe Hill)

Título: Nosferatu
Autor: Joe Hill
Número de Páginas: 624
Editora: Arqueiro

Avaliação: ✰✰✰✰✰ (5/5)

Admito que estava com um pouco de medo desse livro... Não sei exatamente porque, mas tinha a sensação de que não deveria criar expectativas altas para não me arrepender... Logo depois do ano novo estava com vontade de ler alguma coisa e decidi que ia pegar esse já que estava aqui comigo havia meses.

O livro conta a história de Victoria McQueen. Nós a acompanhamos desde que ainda era criança, quando descobre que possui um dom: consegue utilizar sua bicicleta para atravessar uma ponte "imaginária" que a leva a lugares onde algo foi perdido. Apesar de sentir uma terrível dor na parte de trás do olho esquerdo sempre que realiza sua "viagem" em busca de coisas perdidas, Vic continua a utilizar a ponte e decide manter segredo sobre tudo, por saber que ninguém acreditaria em sua história.

Porém, Victoria não é a única a possuir esse tipo de dom. Charles Talent Manx possui um Rolls-Royce que o permite acessar vias ocultas (existentes na mente do personagem) que levam à Terra do Natal, um lugar onde, teoricamente, não há tristeza e todos se divertem o tempo inteiro. Manx passa a levar crianças para este lugar, acreditando que as estava salvando de pais irresponsáveis ou cruéis. Porém, a viagem no Rolls-Royce transforma seus passageiros em seres frios e aterrorizantes.

Aos 17 anos, Vic encontra Manx em uma de suas viagens pela ponte e, por pouco, consegue escapar. Apesar disso, Manx não para de persegui-la por muitos e muitos anos, levando Vic à mais terrível busca de sua vida.

Todo o meu medo de não gostar/me arrepender do livro se foi nas primeiras 100 páginas. Me apeguei demais à Vic e, posteriormente, ao Lou (personagem que aparece depois certo ponto da história) e não conseguia parar de ler para saber o que aconteceria com os dois!

Há várias cenas no livro que te deixam em um nível de ansiedade extrema, torcendo para que algo aconteça ou deixe de acontecer, isso acaba por acelerar a leitura.

O Joe Hill criou, na história, várias ligações com outras obras que eu achei simplesmente incrível. É uma característica marcante do King que os fãs costumam admirar demais e ver isso em um livro do Joe foi maravilhoso! Quem já leu a Estrada da Noite vai identificar um personagem citado, além de outras menções em trechos do livro.

Não vou comentar sobre o final da história. Meu sentimento sobre os últimos acontecimentos é muito intenso pra me permitir falar sem contar spoiler! Hahahaha.

De qualquer forma, o livro é incrível! Se gostarem do gênero, leiam assim que puderem! Ainda não tive a oportunidade de ler O Pacto, mas em comparação com A Estrada da Noite, achei Nosferatu infinitamente melhor! Na minha opinião, foram 5 estrelas + favoritado e muitíssimo merecido!

8 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, por ser filho de Stephen King deve ser realmente muito bom, tenho esses livros em ebook pretendo ler em breve, parabéns pelo blog, estou seguindo

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, e o blog ta lindo! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Hey!
    Quero ler esse livro porque dizem que o melhor desse autor (e eu não li nada dele), e também porque tenho vontade de me "iniciar" no gênero do terror. Vi ele pela primeira vez no blog Biblioteca do Terror.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será uma ótima escolha pra começar :D
      Se gostar do gênero, leia algo do Stephen King também que não irá se arrepender!

      Beijoss

      Excluir
  4. Oi Ursulla!

    Gostei da resenha e fiquei curioso com o livro. Comprei A Estrada da Noite numa promoção e achei o livro um "3 estrelas". O inicio e o final foram legais, mas no miolo achei ele meio enrolado. Mas como você disse que Nosferatu é infinitamente superior, é uma boa pra conhecer melhor o autor.
    Quanto ao enredo da obra, não entendi muito bem isso de "lugar onde algo foi perdido", mas acho que nada que uma leitura atenciosa não resolva.

    Beijos!

    http://entretenilendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :)
      Eu achei A Estrada da Noite um pouco arrastado em certos pontos e também não me apeguei muito aos personagens... Mas com Nosferatu foi completamente diferente, considero minha melhor leitura do ano até o momento!

      Sobre o "lugar onde algo foi perdido": A personagem principal consegue encontrar coisas que ela perdeu, através dessa ponte. Por exemplo, logo no início do livro, em uma das primeiras cenas, a pulseira de sua mãe some e ninguém se lembra onde perdeu. Então a Vic atravessa essa ponte e esta a leva até o local onde se encontra a pulseira. Espero que tenha esclarecido um pouco sua dúvida. Hahahaha De qualquer jeito, acho que só lendo pra entender perfeitamente :)

      Beijosss

      Excluir